Rei-ho, a etiqueta

“Kendo começa e termina com cortesia”

O kendo tem como propósito, o intuito de “moldar mente e corpo” além de “estimar a cortesia e a honra” fazendo com que desde sua base exista uma ligação forte com cortesia, honra e respeito, as formas de demonstrar esses valores (rei-gi) e os seus conceitos (rei-ho). As definições e conceitos de rei-gi e rei-ho estão intimamente ligadas e podem acabar se confundindo, para esse texto iremos tratar de forma geral apenas como rei-ho.

Inclusive, se lembrarmos da origem do Kendo, na época em que haviam realmente duelos com espadas reais, era comum que um dos participantes terminasse a disputa morto; era e ainda é, importante tratar com respeito o oponente vencido, sendo importante ter em mente que poderia ser você e não ele quem estaria ao chão. Por esses e outros motivos, o kendo tem uma série de regras de etiqueta que devem ser respeitadas e esses são alguns conceitos que são importantes e devem ser observados

  • Chaku-so: A maneira correta de usar/vestir o dogi, hakama e bogu, através dela é possível mostrar sua habilidade e preocupação em relação ao kendo e como meu sensei eventualmente fala “Se você não sabe amarrar o hakama direito, como quer treinar kendo?”
  •  As reverências tem como objetivo demonstrar cortesia, honra, respeito e gratidão, podendo ser feitas em pé (shizentai) ou sentado (seiza)
    • Ritsu-rei: Reverências feitas em pé, que podem também ser divididas em dois tipos:
      • shomen-e-no-rei: Quando feitas para o shomen
      • sogo-no-rei: Quando feitas para um oponente ou colega de treino
    • Za-rei: Reverências feitas sentado.
  • Nuketo e Osameto: a forma de sacar e guardar seu shinai
  • Mokuso: A meditação feita no início e termino do treino

Andy Fisher postou, em seu canal do Youtube, um vídeo sobre rei-ho bastante explicativo e didático, tornando muito mais fácil a compreensão. Deixamos aqui o vídeo:

 

O Hiro Imafuji do kendo-guide.com tem uma série de artigos e vídeos em seu site sobre assuntos básicos de Kendo e vale a pena dar uma conferida, principalmente em seu canal do YouTube:

Dúvidas, reclamações ou sugestões deixe um comentário ou envie um e-mail para

SNC - Email

5 / 5. 1

Esta entrada foi publicada em Colunas, Reflexões, Texto e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *