A Relação Senpai-Kohai

reiho_kendo

 

A ideia aqui é mostrar minha opinião, como praticante, da relação entre senpais e kohais no dojo de kendo, mais especificamente no dojo onde pratico kendo. Para quem deseja uma visão impessoal sobre o assunto, recomendo o artigo homônimo do blog Espírito Marcial. No meu entendimento senpai e kohai são duas palavras para a mesma coisa, assim como não existe um discípulo sem um mestre e vice-versa também não existe senpai sem kohai. Essa relação vai bem mais além pois, mesmo que muitas pessoas não prestem atenção a isso ou não queiram prestar, todo senpai é kohai de alguém não importa a graduação, assim como todo kohai cedo ou tarde se tornará um senpai. Sendo assim, um ser melhor que o outro é apenas uma ilusão vivida por pessoas que desejam ser melhor que outras, consciente ou inconscientemente.

A palavra que define um bom senpai e um bom kohai é HUMILDADE. Segundo o dicionário Aurélio, um dos significados de humildade é a capacidade de reconhecer os próprios erros, defeitos ou limitações. O kohai deve ser humilde ao entrar no dojo, reconhecer que está ali acima de tudo para aprender, deve também se despir de tudo que viu ou ouviu falar de kendo, deve ser um jarro vazio pronto para ser preenchido com conhecimento. O senpai também deve sempre reconhecer suas limitações ao instruir o kohais. O kendo é para ser aprimorado a vida toda, ser humilde é aceitar que essa é uma verdade absoluta, praticar kendo é viver na humildade seja sensei, senpai ou kohai. Um outro significado de humildade é demonstração de respeito, submissão. O kohai deve sempre respeitar a opinião do senpai quando está sendo instruído, necessita sempre lembrar que toda instrução dada pelo senpai era antes uma dúvida, agora consertada da época em que ele era kohai. O senpai, da mesma forma, carece muitas vezes de humildade pois é preciso respeitar o tempo de aprendizado do kohai, não esquecendo do próprio tempo que o mesmo levou para aprimorar o seu kendo atual.

O que eu vejo muito hoje em dia são muitos questionamentos por parte dos kohais aos senpais, aí me faço a pergunta, como um kohai sem experiência ou estudo em kendo questiona um senpai com mais experiência e estudo? A resposta é falta de humildade dos kohais. No ambiente do dojo o kohai tem que respeitar seu senpai e vice versa, questionamentos ficam para depois do treino, porque acima de tudo todos devem respeitar o dojo e o próprio kendo.

A hierarquia no kendo tem o objetivo de melhor o desempenho e facilitar o aprendizado de todos os praticantes e ela deve sempre ser respeitada afim do bom funcionamento da prática.

0 / 5. 0

Esta entrada foi publicada em Colunas, Reflexões, Texto e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *